O telefone da Enel voltado ao atendimento ao consumidor varia conforme o estado em que você mora, pois a empresa atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, e oferece canais exclusivos em cada um dos estados.
Além do telefone, também há outras formas de buscar suporte da Enel, seja falando com a equipe de atendimento ou via canais automáticos.
A seguir você verá:
- Telefone Enel
- Telefones para deficientes auditivos
- WhatsApp, Telegram e Apps da Enel
- SMS Enel
- E-mail Enel
- Central de ajuda Enel
- Ouvidoria Enel
- Redes sociais Enel
- Contatos Enel Brasil
- Reclamações sobre a Enel
São várias formas de falar e também de obter informações sobre a empresa de geração e distribuição de energia.
1. Qual é o telefone da Enel em São Paulo?
O telefone da Enel para pessoas que vivem no estado de São Paulo é 0800-727-2120.
Para atendimento de emergência você deve ligar no telefone 0800-727-2196.
Se for uma ligação de emergência fora da área de concessão, ligue no número (11) 2195-2734.
1.1 E o número da Enel do Rio de Janeiro?
No Rio de Janeiro o número de atendimento da Enel é 0800-280-0120.
1.2 Telefone da Enel no Ceará e em Goiás
A Enel também presta serviços nos estados do Ceará e Goiás; veja quais são os contatos 0800 de cada um deles.
- Para todo o estado do Ceará: 0800-285-0196
- Para todo o estado do Goiás: 0800-062-0196
Os telefones 0800 da operadora de energia estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo destinados a quem precisa tirar dúvidas, fazer reclamações, buscar informações gerais, solicitar serviços, etc.
2. Números da Enel para deficientes auditivos ou de fala
A Enel também conta com telefones 0800 exclusivos aos deficientes auditivos ou de fala em todos os estados que presta serviço; veja quais são:
- São Paulo: 0800-772-8626
- Rio de Janeiro: 0800-28-21-887
- Ceará: 0800-280-1887
- Goiás: 0800-282-1887
Todos os números acima estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.
3. Qual é o WhatsApp da Enel?
O número de WhatsApp da Enel é +55 (21) 99601-9608.
O atendimento da distribuidora de energia via WhatsApp é apenas através da assistente virtual Elena, que consegue auxiliar o consumidor em assuntos como:
- Solicitação da 2ª via Enel
- Registrar falta de luz
- Consultar débito
- Tirar dúvidas sobre serviços
Para ter acesso ao WhatsApp da empresa, adicione o número acima aos contatos ou então CLIQUE AQUI.
No chat do aplicativo, envie uma mensagem com a palavra “Olá” e aguarde as opções que a Elena te dará.
3.1 Atendimento pelo Telegram
Também é possível buscar atendimento da Enel pelo Telegram, porém, assim como o WhatsApp, apenas por assistente virtual (Elena).
Para acessar o canal da empresa no app, procure na caixa de busca por “@EnelEnergiaBot“, clique no perfil que aparece e o chat será aberto.
No chat você terá as opções de suporte para Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.
Clique no seu estado e então terá acesso duas opções:
- 2ª via de fatura
- Consulta de débitos
Ao clicar na opção que melhor se enquadra no tipo suporte que você necessita, aparecerão as opções de preenchimento.
3.2 Apps da Enel
Também é possível obter uma série de informações sobre a Enel através dos apps oficiais que ela disponibiliza.
Eles estão disponíveis para Android e iOS:
- Para Android: busque no Google Play por Enel + seu estado
- Para iOS: busque na Apple Store por Enel + seu estado
No app da distribuidora de energia você encontrará informações referentes a sua conta e várias outras.
4. Atendimento da Enel via SMS
Também é possível solicitar algumas informações da Enel de São Paulo, do Ceará e do Rio de Janeiro via SMS, porém, assim como boa parte dos canais de atendimento disponibilizados pela empresa de energia, o SMS passa apenas dados básicos.
Veja quais são os números e quais mensagens você deve enviar.
São Paulo
O número de SMS da Enel para o Estado de São Paulo é 27373. Nele você pode:
- Solicitar 2ª via da conta: envie a palavra CONTA + seu número da instalação para o número 27373
- Religação de luz cortada por falta de pagamento: envie RELIGACAO + seu número da instalação para o número 27373
- Informar falta de luz/energia: envie SMS com a palavra LUZ + número da instalação para o número 27373
Rio de Janeiro
O número de SMS para o estado do Rio de Janeiro é 27389. Nele você pode:
- Informar falta de luz/energia: envie faltadeluz + tecla de espaço + número do cliente para 27389
- Consultar débitos: debitos + tecla de espaço + número do cliente para 27389
- Código de barras: conta + tecla espaço + número do cliente para 27389
- Religação de energia: religa + tecla de espaço + número do cliente para 27389
Ceará
O contato de SMS para o estado do Ceará é 26816. Nele você pode:
- Informar falta de luz/energia: faltadeluz + tecla de espaço + número do cliente para 26816
- Consultar débitos: debitos + tecla de espaço + número do cliente para 26816
- Código de barras: conta + tecla espaço + número do cliente para 26816
- Religação de energia: religa + tecla de espaço + número do cliente para 26816
5. Existe algum contato de e-mail para falar com a Enel?
Não, infelizmente a Enel não disponibiliza nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento do consumidor.
O único e-mail disponibilizado pela empresa é o [email protected], que é destinado a quem deseja receber a conta de luz online.
Para ter acesso a esse serviço, é necessário realizar o cadastro no site oficial da Enel.
*Se receber e-mails com links suspeitos se passando pela distribuidora de energia, não clique, bloqueie o contato e denuncie na central de relacionamento.
6. Central de ajuda da Enel
A Enel disponibiliza uma página de ajuda no site que responde às perguntas mais frequentes dos consumidores.
Para acessá-la, CLIQUE AQUI.
Na página de suporte da empresa você encontrará informações sobre falta de energia, canais de atendimento, desligamento e religamento, etc.
7. Contatos de ouvidoria da Enel
A Enel conta com canais de ouvidoria específicos em cada um dos estados que atua; veja quais são os telefones e também como enviar mensagem através do formulário de contato:
- Ouvidoria Enel São Paulo: 0800-727-3110
- Ouvidoria Enel Rio de Janeiro: 0800-001-2000
- Ouvidoria Enel Ceará: 0800-280-4100
- Ouvidoria Enel Goiás: 0800-062-1500
O atendimento dos canais de ouvidoria da Enel por telefone estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
7.1 Enviar mensagem para a ouvidoria via formulário
Também é possível buscar suporte da ouvidoria da empresa de distribuição de energia por um formulário online.
Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.
Na página do formulário, preencha os campos com as informações pedidas: estado (as opções são CE, RJ e GO), município, assunto, ordem do serviço, número do protocolo de atendimento, nome, número do cliente (sem dígito), e-mail, DDD e telefone, endereço e mensagem.
Dessas, apenas o estado, o município, assunto e mensagem são obrigatórios.
Após preencher tudo corretamente, digite o código de segurança (CAPTCHA) e clique no botão enviar.
Se você é do estado de São Paulo e deseja entrar em contato com a ouvidoria pelo formulário, CLIQUE AQUI e depois preencha os campos com os dados necessários.
7.2 Quando acionar a ouvidoria da Enel e qual é o papel dela?
Você deve acionar a ouvidoria da Enel quando a central de relacionamento/SAC da empresa não conseguir resolver sua demanda de forma satisfatória no prazo determinado.
A ouvidoria é um canal de segunda instância que tem o objetivo de ouvir e tentar resolver problemas/solicitações que os canais convencionais de atendimento não puderam solucionar.
Caso nem mesmo a ouvidoria da Enel consiga resolver em até 15 dias sua manifestação, é indicado que você busque ajuda dos órgãos responsáveis pela defesa do consumidor.
8. Redes sociais da Enel Brasil
Outra forma de buscar falar com Enel é através de algumas redes sociais.
A empresa geralmente auxilia os clientes pelo Facebook e Twitter, seja em comentários públicos ou mensagens privadas.
Além disso, elas são boas alternativas para você acompanhar as principais novidades e mudanças da distribuidora de energia.
Os links das redes sociais da Enel Brasil são:
9. Resumo dos contatos da Enel
Veja na tabela a seguir um resumo com alguns dos principais contatos oficiais da Enel abordados no artigo.
Além disso, também listamos contatos que a empresa não disponibiliza para que você não caia em golpes.
Se ficar dúvidas sobre algum dos meios de atendimento abaixo, leia os tópicos do artigo novamente e verá informações mais detalhadas.
Fale com a Enel | Contato |
---|---|
SÃO PAULO | |
Telefone Enel São Paulo (SAC) | 0800-727-2120 |
Telefone para ligações de emergência | 0800-727-2196 |
Ligações de emergência fora da área de concessão | (11) 2195-2734 |
0800 para deficientes auditivos | 0800-772-8626 |
+55 (21) 99601-9608 | |
Telegram | @EnelEnergiaBot |
SMS | 27373 |
E-mail de atendimento | Não possui |
Ouvidoria Enel | 0800-727-3110 |
RIO DE JANEIRO | |
0800 Enel RJ | 0800-280-0120 |
Telefone para deficientes auditivos | 0800-282-1887 |
+55 (21) 99601-9608 | |
Telegram | @EnelEnergiaBot |
SMS | 27389 |
E-mail de atendimento | Não possui |
Ouvidoria Enel | 0800-001-2000 |
GOIÁS | |
Telefone Enel Goiás | 0800-062-0196 |
Contato para deficientes auditivos | 0800-282-1887 |
+55 (21) 99601-9608 | |
Telegram | @EnelEnergiaBot |
E-mail de atendimento | Não possui |
Ouvidoria Enel | 0800-062-1500 |
CEARÁ | |
Número de telefone | 0800-285-0196 |
Contato para deficientes auditivos | 0800-282-1887 |
+55 (21) 99601-9608 | |
Telegram | @EnelEnergiaBot |
SMS | 26816 |
E-mail de atendimento | Não possui |
Ouvidoria Enel | 0800-280-4100 |
10. Reclamações sobre a Enel Brasil
A Enel é uma das maiores empresas presentes aqui no Brasil quando se fala em geração e distribuição de energia.
Ela atua em quatro estados brasileiros e possui milhões de clientes, o que também gera milhares de reclamações.
Veja quais são as principais queixas dos consumidores sobre a Enel, como ela lida na resolução dos problemas relatados e também como é o suporte dela comparado ao de outras distribuidoras de energia e de serviços essenciais.
10.1 Quais são as principais reclamações sobre a Enel?
As principais reclamações sobre a Enel Brasil são sobre cobranças indevidas ou abusivas, falta de energia, mau atendimento, demora para ligar, religar ou desligar a energia/luz, contas chegando atrasadas e sobre dificuldade na troca da titularidade.
Também há inúmeras reclamações sobre outros assuntos, mas, as citadas acima são as mais comuns e recorrentes em todos os estados.
10.2 Como é o atendimento da Enel no Reclame Aqui?
A Enel conta com quatro contas no Reclame Aqui, uma específica para cada estado em que atua.
A equipe de atendimento da empresa responde a grande maioria das solicitações em todos os perfis, porém, a nota média em ambos é mediana ou ruim, variando de 3 a 6 dependendo do estado.
Já a taxa de resolução de problemas da empresa geralmente fica pouco acima dos 50%, que é um valor apenas mediano.
O atendimento do SAC da Light se sai melhor que a Enel no Reclame Aqui, pois consegue até 70% de resolução de problemas na plataforma.
Já o atendimento da Sabesp (que atua no segmento de saneamento básico) também consegue índices um pouco melhores que os da Enel.
Veja a seguir como fazer uma reclamação sobre a Enel caso você esteja passando por algum problema envolvendo a empresa.
Como reclamar sobre a Enel
Além dos canais oficiais disponibilizados pela própria Enel, outra forma prática de conseguir suporte é reclamando através dos canais externos Reclame Aqui e Consumidor.gov.br.
Passo a passo para reclamar sobre a Enel no Reclame Aqui:
- Entre no Reclame Aqui e logue sua conta
- Na caixa de buscas, procure por Enel + seu estado
- Clique no perfil de seu estado e, dentro dele, em “Reclamar”
- Digite o número da instalação (pode ser que no perfil do seu estado não seja necessário)
- Escreva o título da Reclamação e depois a mensagem relatando o que aconteceu ou está acontecendo
- Adicione o número de telefone que a empresa pode usar para te contatar
- Preencha os outros campos necessários
- Por fim, clique em enviar reclamação e aguarde a resposta da equipe de atendimento da empresa
Caso a resposta não te ajude, faça réplicas ou então reclame novamente do zero seguindo os mesmos passos
*A ordem dos passos pode mudar um pouco dependendo do estado que você precisa de suporte, porém, de modo geral, eles seguem o mesmo padrão.
Passo a passo para reclamar sobre a Enel no Consumidor.gov.br:
- Acesse o site Consumidor.gov.br
- Logue sua conta ou então crie uma do zero
- Na caixa de buscas, digite Enel + seu estado
- Clique no perfil e depois em registrar reclamação
- Preencha os campos com as informações necessárias
- Publique sua queixa e aguarde a resposta da empresa
Saiba um pouco mais sobre a Enel
A Enel, cujo sigla significa “Ente nazionale per l’energia elettrica”, foi fundada em 1962, reunindo diversas pequenas empresas do ramo.
Atualmente, a Enel está presente no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, tendo clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e do setor público.
Como consultar o número do cliente Enel?
Para consultar o número do cliente Enel, acesse ESSA PÁGINA e digite o primeiro nome do titular da conta e o número do CPF ou CNPJ.
Como fazer troca de titularidade na Enel?
Para realizar a troca de titularidade da Enel, basta acessar ESSA PÁGINA e preencher os formulários exigidos.
Caso enfrente algum problema no processo, ligue na central que atende o seu estado para que te auxiliem.
*A Enel, inscrita sob o CNPJ 29.276.612/0001-93, tem sua sede localizada Av. Doutor Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, Barueri – SP.
Outros contatos relevantes:
Boa tarde na minha residência esta caindo muita esta caindo toda hora na ANPLA não tinha isso de cair faltava sempre quando chovia muito despois vcs vieram esta caindo sempre, vcs pode dizer porque que cai, comprei um estabilizador para minha geladeira que não cai mais, isso nunca aconteceu de cair toda hora tem hora que demora ,desculpa vcs podem me ajuda tenho 76 anos e preciso ter um luz que não prejudica meus aparelho vcs entendem, obrigado se vcs me ajudar fiquem com DEUS