Precisando do telefone do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para acompanhar sua solicitação ou solicitar algum benefício, agendar perícia médica, tirar dúvidas, ou por qualquer outro motivo?
Veja nos tópicos a seguir esta e outras informações de como buscar suporte sobre a Previdência Social.
A seguir você verá:
- Telefone INSS
- WhatsApp INSS
- E-mail INSS
- Chat INSS
- Central de ajuda INSS
- Ouvidoria INSS
- Contatos INSS
- Reclamações sobre o INSS
Embora existam poucas opções de suporte, é provável que você encontre o que precisa usando alguma delas!
1. Qual é o telefone do INSS para agendamento?
O telefone do INSS é 135. Ele está disponível para receber chamadas de qualquer lugar do Brasil, de segunda a sábado, das 07h às 22h.
Ao ligar no SAC do INSS será solicitado inicialmente o número do seu CPF ou do CPF do detentor de quem está em busca do benefício.
Tenha em mãos também o número de inscrição na Previdência Social (caso já seja inscrito), o número do NIS/PIS (caso seja empregado com carteira assinada), o NIT (caso seja um contribuinte individual), e o CNPJ ou CPF do empregador.
No SAC da Previdência Social você poderá:
- Tirar dúvidas sobre a Previdência Social
- Fazer solicitações, reclamações ou denúncias
- Fazer a inscrição no INSS
- Verificar a data de pagamento do benefício
- Agendar avaliação
- Buscar informações sobre perícia médica
- Acompanhar o andamento da solicitação
Esses são apenas alguns dos tópicos que podem ser tratados quando se liga no 135.
Existe também algum número de telefone 0800 do INSS?
Não, o INSS não disponibiliza nenhum contato 0800, prestando atendimento apenas no telefone 135.
2. E WhatsApp, o INSS tem?
Não, também não há nenhum número oficial de WhatsApp do INSS para atendimento ou qualquer outro tipo de assunto.
Caso receba mensagens de pessoas se passando pela equipe do seguro social, não passe nenhuma informação pessoal, bloqueie o contato e denuncie no SAC.
3. O INSS possui algum e-mail de atendimento?
Não, o INSS não conta com nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento do público comum.
E-mail para imprensa: há um contato de e-mail geral voltado a imprensa, [email protected] e também um contato de e-mail para cada um dos estados brasileiros.
Para ver quais são, CLIQUE AQUI.
4. Como acessar o chat do INSS
Uma das opções mais práticas para tirar dúvidas relacionadas ao INSS é através do chat, que fica disponível no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS.
Para abrir o chat, basta clicar no ícone que fica no canto inferior direito.
É possível conseguir atendimento humano – dependendo do que você está procurando – de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30, exceto nos feriados.
Já o atendimento via assistente virtual está disponível 24 horas, 7 dias por semana.
No chat você terá acesso aos tópicos principais:
- Benefícios e serviços
- Perícia médica
- Agendar avaliação social e perícia médica para BPC/LOAS
- Extratos, certidões e declarações
- Meu cadastro
- Cumprir exigência/incluir documento
- Atendimento nas agências
- Senha do Meu INSS
- Atendimento para advogados
Como acessar o chat do INSS pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo Meu INSS para Android (CLIQUE AQUI para baixar) ou para iOS (CLIQUE AQUI para baixar)
- Abra o aplicativo e clique no ícone de que fica na parte inferior direita
- Digite seu nome e seu CPF e clique em “Entrar”
- Selecione a opção principal que melhor se enquadra no que você precisa
- Vá selecionando as opções que melhor podem responder sua(s) dúvida(s)
Dependendo da sua demanda é possível conseguir atendimento humano das 08h às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados
Para outros tipos de informações, cadastre-se no Meu INSS seguindo os passos do portal ou do aplicativo.
Se você já tem uma conta, basta acessá-la.
5. Central de ajuda do INSS
Se você tem alguma básica sobre o INSS, pode ser que encontre a resposta para ela na página de perguntas frequentes.
Para acessá-la, CLIQUE AQUI.
Na página de suporte do INSS você encontrará:
- O que é e para que serve a Previdência
- Benefícios da Previdência Social
- Requisitos para se inscrever
- Diferentes categorias (contribuinte individual, seguro facultativo, empregado doméstico e segurado especial)
- Diferentes tipos de aposentadoria (especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição)
- Diferentes tipos de auxílio (auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão)
- Pensão por morte
- Salário-família
- Salário-maternidade
- Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS)
6. Qual é o contato de ouvidoria do INSS?
A Ouvidoria do INSS está disponível no número 135, que também é o contato de SAC geral.
Ele atende de segunda a sábado, das 07h às 22h.
Também é possível registrar uma manifestação na ouvidoria através de um canal online.
CLIQUE AQUI para ter acesso a ele.
Na página em questão, preencha os campos com as informações solicitadas.
Antes de acionar a ouvidoria do INSS:
- Entre em contato com o SAC e anote o protocolo de atendimento
- Aguarde o prazo para análise e resposta de sua solicitação
Quando acionar a ouvidoria do INSS?
Você deve acionar a ouvidoria do INSS após tentar resolver algum problema ou reclamação falando com a equipe de atendimento convencional e não conseguir soluções ou respostas que considere justas.
Caso nem mesmo o canal de ouvidoria consiga solucionar sua situação, é indicado que você busque ajuda de um advogado para saber quais medidas tomar.
7. Contatos do INSS
Confira uma tabela com o resumo dos contatos oficiais do INSS, contatos que a Previdência Social não possui, canais de informação, etc.
Se ficar em dúvida sobre algum dos conteúdos abaixo, leia o tópico específico do artigo e encontrará mais detalhes.
Fale com o INSS | Contato |
---|---|
Telefone INSS (SAC) | 135 |
INSS telefone 0800 | Não possui |
WhatsApp INSS | Não possui |
Chat | No site Meu INSS ou no aplicativo |
E-mail de atendimento | Não possui |
E-mail geral para imprensa | [email protected] |
Outros contatos de e-mail para a imprensa | CLIQUE AQUI |
Chat | No site Meu INSS ou no aplicativo |
Central de ajuda | CLIQUE AQUI |
Ouvidoria online | CLIQUE AQUI |
Ouvidoria INSS | 135 |
8. Reclamações sobre o INSS
Há milhares de reclamações sobre o INSS espalhadas pela internet.
Grande parte delas podem ser encontradas no Reclame Aqui.
Porém, semelhante a outros órgãos, empresas e agências públicas, o INSS não responde em plataformas externas, seguindo os mesmos passos do SAC da Caixa Econômica Federal e da central do Ministério do Trabalho, que também só respondem nos próprios canais.
Embora a maioria não responda em plataformas externas, há também algumas poucas exceções: a central do Banco do Brasil e a central dos Correios são alguns dos exemplos, pois buscam responder grande parte das queixas no Reclame Aqui e também no Consumidor.gov.br.
Quais são as principais reclamações sobre o INSS?
As principais e mais recorrentes reclamações sobre o INSS são relacionadas a mau atendimento, demora para análise ou liberação do benefício, problemas com o aplicativo ou com o site, demora e dificuldade para o agendamento da perícia, falta de retorno para saber o andamento da análise de liberação de algum benefício e problemas com divergências de dados.
Há ainda diversos outros tipos de problemas relatados, porém, os citados acima são os mais frequentes e comuns.
Mais sobre o INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei.
O INSS trabalha junto à Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência.
O que significa INSS?
INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social.
Benefícios da Previdência Social
Os benefícios da Previdência Social são: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez; Aposentadoria por tempo de contribuição; Aposentadoria especial; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão; Pensão por morte; Pensão especial (Síndrome da Talidomida); Salário-maternidade; e
Salário-família.
Outros telefones úteis: